11 4624-7222

Pés Saudáveis

April 13, 2015 | Dr. Paulo Barreto // Clínica Salutáris

Rachaduras, micoses e calos. Os problemas aparecem em qualquer época do ano. Alguns cuidados e visitas ao podólogo podem reverter os problemas e deixar os pés bonitos e hidratados para serem expostos. A podóloga Cristina Lopes cita os principais vilões da beleza dos pés e explica o que fazer para acabar com eles. A especialista ensina, ainda, uma receitinha caseira para hidratar os pés. Unha encravada De acordo com a especialista, a principal causa da unha encravada é o corte incorreto. O formato redondo, comum entre as mulheres, pode trazer muita dor de cabeça.

 

O ideal, segundo Cristina, é que o aparo seja feito por um podólogo uma vez por mês. "Indico um profissional porque, em muitos casos, o corte mal feito pode causar, além do encravamento, problemas mais sérios, como infecções", alerta. O aparo da unha deve ser reto e não invadir os cantos. Calosidades Os principais vilões dos pés surgem devido ao atrito e à pressão. O uso diário do salto alto, por exemplo, faz com que a mulher sobrecarregue o peso do corpo na parte da frente do pé, ficando vulnerável aos calos. Conforme fiz Cristina, nesse caso o ideal é evitar saltos altos. Mas para quem não abre mão, a especialista recomenda a consulta a um podólogo, no mínimo uma vez por mês, para a retirada dos calos e o uso de um bom hidratante em casa. "

 

Também existem palmilhas de silicone, que absorvem até 90% do impacto e evitam calosidades", indica. Rachaduras As causas são falta de hidratação interna e o uso de sandálias e chinelos que deixam os pés expostos. Algumas doenças também favorecem o aparecimento das rachaduras, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, problemas vasculares e obesidade. Nesses casos, é importante tratar o pé, sem esquecer a causa do problema, que é a patologia. Clínicas especializadas oferecem uma hidratação profunda, realizada com parafina. Em casa, pode-se passar o hidratante de preferência, no mínimo, duas vezes por dia. "O ideal é que se aumente também a hidratação do corpo em geral, ou seja, passar a beber mais água", aconselha Cristina. Ela risca das recomendações passar a lixa no pé em casa. Isso porque, segundo ela, pode-se utilizar a lixa com força e machucar a pele. Além disso, ela não retira totalmente a pele. " Mais uma vez, recomendo deixar esta tarefa a cargo de um profissional especializado que possui equipamentos especiais para fazê-lo. Além disto, ele poderá, inclusive, checar a razão das rachaduras", completa.

 

Micoses Como uma das formas de contágio é na praia ou na piscina, a especialista recomenda cuidado com os locais freqüentados. Sapatos fechados e meias também tornam o ambiente favorável para o fungo se instalar. "É preciso enxugar bem os pés após o banho, dar preferência a meias de algodão e trocar os calçados diariamente, colocando-os sempre ao sol quando possível". Uma receita caseira indicada por Cristina Lopes para hidratar os pés. Ela recomenda que essa receita seja aplicada após uma hidratação profunda de parafina aplicada por um profissional.

 

Faça em casa: embebede uma gaze com soro fisiológico e sal de cozinha e passe nos pés. Deixe secar naturalmente e depois aplique o hidratante de sua preferência. Em seguida, envolva os pés com papel- filme e deixe agir por 20 minutos e pronto.

contato@cmsalutaris.com.br

tel. 11 4624-7222

Facebook.com.br/cmsalutaris

PARA UMA MENTE MAIS SAUDÁVEL

Dedicar-nos ao cuidado da saúde e bem-estar dos nossos clientes, provendo o acesso oportuno a um serviço médico, econômico e social, integral e de qualidade através de uma gestão humanizada, transparente e eficiente, que visa gerar um impacto positivo na comunidade.

Clínica Médica Salutáris © 2017 Todos os direitos reservados  | Diretor Técnico: Dr. Luiz Jorge Ferreira CRM/SP 28.315